sexta-feira, 29 de abril de 2011

Estantes de livros, para livros

A artista Jim Rosenau se especializou em fazer estantes feitas de livros antigos. Afinal, o que pode ser melhor para guardar livros que os próprios livros? As peças estão à venda no site dela.

auto erotism e1304024058900 [Curiosidades] Estantes de livros, para livros

season to taste e1304024110260 [Curiosidades] Estantes de livros, para livros

i never grew up e1304024183754 [Curiosidades] Estantes de livros, para livros

full case [Curiosidades] Estantes de livros, para livros

for her [Curiosidades] Estantes de livros, para livros

dictionary shelf e1304024388575 [Curiosidades] Estantes de livros, para livros

dare to dream e1304024456837 [Curiosidades] Estantes de livros, para livros



Fonte: 
http://ebooksgratis.com.br via e-mail

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Hábito da leitura pode ser adquirido em qualquer idade

Quer tentar?


Experiências de programas de incentivo à leitura mostram que o primeiro passo é cativar o potencial leitor, o que se faz com uma proposta desafiadora. "Depois da aproximação, as pessoas são capazes de apreciar a leitura e se interessar por diferentes gêneros”, afirma Maria Alice Armelin, do Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.


Para aqueles que acabaram criando aversão a ler, Silvia Colello afirma que é possível reverter este quadro com a própria magia da leitura. “Um exemplo foi o fenômeno que aconteceu há pouco tempo, da série de livros do Harry Poter, que atraiu milhões de crianças que não liam para a leitura. O importante é embarcar na grande aventura de ler”. Silvia é professora da Faculdade de Psicologia da USP e autora do livro “Textos em Contextos – Reflexões sobre o ensino da língua escrita".

Incentivo na infância é importante

Adquirir o hábito da leitura é um investimento a longo prazo, que se inicia muito cedo na vida das pessoas. "Sem prejuízo da atividade oral de se contar histórias sem livros, é importante ler para crianças desde muito pequenas. E não deve ser abandonada quando ela aprende a ler na escola", afirma a
A família tem papel crucial na formação do hábito de leitura. A maioria das pessoas que gostam de ler dizem que os pais foram quem mais as influenciou a tomar gosto pela coisa, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. “Isso nos leva a explorar a importância do exemplo, lendo na frente das crianças e para elas, mostrando os conhecimentos que foram adquiridos e a contribuição para sua formação profissional”, afirma Zoara Failla, gerente de projetos do Instituto Pró-Livro.

A pesquisa também mostra que as pessoas preferem ver TV, ouvir música ou simplesmente descansar em seu tempo livre. Como estimular a leitura em um ambiente dominado pela televisão, rádio e internet? Segundo Silvia Colello, a leitura não concorre com outras linguagens, é complementar. “Mesmo na TV aparecem coisas escritas. A leitura acaba enriquecendo e é enriquecida pelas outras linguagens, isso faz parte da pluralidade em que aparece no cotidiano.”


Fonte (clique aqui), dica da amiga Marcia via facebook

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Inconfidência e Tiradentes

Dúvidas sobre a Inconfidência e Tiradentes, o Mártir

Ilustração Dia PortoEmbora a Inconfidência Mineira seja normalmente apresentada como um movimento que defendia a transformação do Brasil numa república, com ideais de igualdade, de direitos iguais para todos, há historiadores que dizem que não foi bem assim.

Vários líderes inconfidentes eram donos de escravos. Todos eram parte da elite. E todos estavam endividados com o quinto (imposto cobrado em Portugal, veja a explicação na página "Inconfidência Mineira").

Continue lendo...no site original



Tiradentes e a Conjuração Mineira

Ilustração Dia PortoEm 1780, Joaquim José da Silva Xavier se alistou na tropa da Capitania de Minas Gerais e um pouco depois foi nomeado comandante do destacamento dos Dragões na patrulha do "Caminho Novo", estrada que ia da capitania mineira ao porto do Rio de Janeiro, por onde passava a produção das minas (do porto do Rio, as riquezas eram embarcadas para Portugal).


Continue lendo...no site original.




ATIVIDADE - TIRADENTES

Clique na imagem para ser direcionado para o site que propôs a atividade.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

O Mundo Mágico de Escher chega a São Paulo


Escadas e degraus que sobem e descem. Planos que desafiam nosso olhar há décadas… O jogo lúdico que encanta gerações e torna o artista um dos mais populares chega a São Paulo, nesta terça-feira 19 de abril, reinventado em outros suportes, oMundo Mágico de Escher, para comemorar os 10 anos de atuação doCCBB-SP. Essa é segunda maior mostra da obra do artista holandês já realizada no País, reunindo 95 obras, entre gravuras originais e desenhos, incluindo todos os trabalhos mais conhecidos do artista e suas obras mais enigmáticas.

Adicionar imagemA exposição abre hoje para convidados e amanhã para o público paulista, depois de bater todos os recordes de visitação noCentro Cultural Banco do Brasil, em Brasília e no Rio de Janeiro onde mais de 800 mil pessoas visitaram as obras e instalações interativas. Apenas em Brasília, passaram pela mostra cerca de 200 mil pessoas. Foi o maior número de visitantes em dez anos do CCBB onde a exposição Aleijadinho, era a recordista até então com 154 mil visitantes.


Projeções em 3D turbinam a viagem

Através delas, o público experimenta a sensação de penetrar nas obras de Escher, e quebra a cabeça para entender como o artista conseguia subverter o plano. Múltiplas sensações…

A sala interativa é a grande atração

Lá é possível até entrar em uma das obras de Escher e desvendar algumas de suas técnicas. O quebra-cabeça gigante, que trabalha o branco e o escuro, traço característico e marcante do gravurista; a Sala do Periscópio, com o poço infinito; e a Sala do Impossível, onde uma das janelas mostra tudo em ordem, enquanto na outra, os objetos aparecem flutuando.

Veja outras exposições já realizadas pelo CCBB:

Cora Coralina: uma poetisa no coração do Brasil

Um pedaço do Islã no Brasil, agora, em São Paulo

Em Brasília, as embaixadas do Planeta Bola de Eder Santos

50 anos de Aguilar

Saiba mais no IG:

A arte matemática de M. C. Escher

O Mundo Mágico de Escher
Até 17 de julho de 2011
Local: CCBB-SP
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112, Centro/ Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô
Horário: terça a domingo, das 9h às 20h

Classificação: Livre
Entrada Franca