arte-educação

Planos de Aula






_____________http://educacao.uol.com.br/planos-aula/____


__________________________

Como visitar um museu?

Com tantas obras de arte, por onde começar?


Não é fácil, pois as obras de arte são numerosas e geralmente não podemos vê-las de uma só vez, principalmente se o museu for grande.

É aconselhável duas ou três visitas, durante o ano, com a mesma turma.


Numa 1a visita explicar aos alunos o que é um museu, sua arquitetura, data de fundação e o que eles irão encontrar, ou seja, quadros, esculturas, ourivesaria, etc.

Na 2a visita classificar alguns quadros, figuras humanas, paisagens e naturezas- mortas, óleos sobre tela, pastéis ou outros e os artistas.

Numa 3a visita, já definidos os temas, quadros e artistas, os alunos visitarão o museu, sabendo o que irão ver, a natureza da obra, o artista, etc.

Mas se tudo isto não for possível, pois o tempo é curto, nosso conselho é o seguinte:

  • Antes de levar seus alunos, visite o local e faça um roteiro.
  • Procure saber se o museu possui monitores; procure um guia do museu.
  • Valorize a visita ao local, explicando o mais que puder do museu aos seus alunos.
  • Explique alguns artistas, quadros e obras de arte que eles irão conhecer no museu.
  • Um bom comportamento não é silêncio total e sim participação com respeito e apreciação das obras de arte.

 _____________________________________________________________________

Texto para reflexão:


Helen E, Buckley

Era uma vez um menininho bastante pequeno que contrastava com a escola bastante grande. Quando o menininho descobriu que podia ir à sua sala caminhando pela porta da rua, ficou feliz. A escola não parecia tão grande quanto antes.
Uma manhã a professora disse:
- Hoje nós iremos fazer um desenho!
- Que bom! Pensou o menininho. Ele gostava de desenhar. Leões, tigres, galinhas, vacas, trens e barcos... Pegou sua caixa de lápis de cor e começou a desenhar.
A professora então disse:
- Esperem, ainda não é hora de começar! Ela esperou até que todos estivessem prontos e disse:
- Agora nós iremos desenhar flores.
O menininho começou a desenhar bonitas flores com seus lápis rosa, laranja e azul, quando escutou a professora dizer:
- Esperem! Vou mostrar como fazer! E a flor era vermelha com o caule verde. Assim, disse a professora. Agora vocês podem começar a desenhar.
O menininho olhou para a flor da professora, então olhou para a sua flor. Gostou mais da sua flor, mas não podia dizer isso... Virou o papel e desenhou uma flor igual a da professora. Era vermelha com o caule verde.
Num outro dia, quando o menininho estava em aula ao ar livre, a professora disse:
- Hoje nós iremos fazer alguma coisa com o barro.
Que bom! Pensou o menininho. Ele gostava de trabalhar com barro. Podia fazer com ele todos os tipos de coisas: elefantes, camundongos, carros e caminhões. Começou a juntar e amassar a sua bola de barro. Então a professora disse:
- Esperem! Não é hora de começar! Ela esperou até que todos estivessem prontos.
- Agora, disse a professora, nós iremos fazer um prato.
Que bom! Pensou o menininho. Ele gostava de fazer pratos de todas as formas e tamanhos. A professora disse:
- Esperem! Vou mostrar como se faz. Assim, agora vocês podem começar. E o prato era um prato fundo.
O menininho olhou para o prato da professora, olhou para o próprio prato e gostou mais do seu, mas ele não podia dizer isso. Amassou seu barro numa grande bola novamente e fez um prato fundo igual ao da professora.
E muito cedo o menininho aprendeu a esperar e a olhar e a fazer as coisas exatamente como a professora. E muito cedo ele não fazia mais coisas por si próprio.
Então, aconteceu que o menininho teve que mudar de escola. Esta escola era maior ainda que a primeira. Ele tinha que subir grandes escadas até a sua sala.
Um dia a professora disse:
- Hoje nós vamos fazer um desenho.
Que bom! Pensou o menininho e esperou que a professora dissesse o que fazer. Ela não disse. Apenas andava pela sala. Quando veio até o menininho perguntou:
- Você não quer desenhar?
- Sim, o que nós vamos fazer?
- Eu não sei até que você o faça
- Como eu posso fazê-lo?
- Da maneira que você gostar
- E de que cor?
- Se todo mundo fizer o mesmo desenho e usar as mesmas cores, como eu posso saber qual é o desenho de cada um?
- Eu não sei! Respondeu por fim o menininho e começou a desenhar uma flor vermelha com o caule verde.

(Revista Ensino Superior)