sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Dia de Ação de Graças

É o dia observado como "um dia de gratidão" a DEUS pelos bons acontecimentos (a boa colheita) ocorridos durante o ano. Neste dia, as pessoas dão as graças com festas e orações em família. A maioria das pessoas celebra o dia de Ação de Graças se reunindo com a família e os amigos para um banquete tradicional.

Nos EEUU e no Canadá, é feriado nacional - Thanksgiving. É um feriado comemorado anualmente nos EUA na quarta quinta-feira de novembro. No Canadá a Thanksgiving é comemorado na segunda segunda-feira de outubro (a colheita acontece mais cedo por causa da diferença de temperatura).

O Dia de Ação de Graças se destaca de outros feriados porque pode ser comemorado por praticamente todo mundo. Ele não está ligado a uma religião especificamente e as pessoas podem celebrá-lo da maneira como quiserem.

As únicas tradições essenciais são fazer uma refeição com amigos ou com a família e agradecer pelo que se tem e pelo que 'colheu' no ano que passou. No mundo dos feriados, o Dia de Ação de Graças é o mais simples e puro possível. Veja +

O primeiro Thanksgiving foi comemorado pelos colonos e índios americanos da colônia Nova Inglaterra no início do século 17, com a intenção de agradecer a Deus pela ótima colheita daquele ano.

thanksgiving_dinner


Sua verdadeira origem, entretanto, remonta aos festivais de colheita tradicionais em muitas partes do mundo desde tempos antigos. Hoje em dia o dia de Ação de Graças é uma comemoração da vida doméstica, centrado na casa e na família.

No ano de 1909, Joaquim Nabuco, embaixador do Brasil nos EUA assistiu ao dia deAção de Graças e, impressionado, declarou: "quisera que toda a humanidade se unisse neste mesmo dia, para um Universal agradecimento a Deus".

O presidente Eurico Gaspar Dutra instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças, em 17/08/49. O presidente Marechal Castelo Branco o regulamentou no ano de 1965, oficializando a quarta quinta-feira do mês de novembro para a comemoração em todo território Nacional"

fonte: http://www.mundojovem.pucrs.br/

imagem: http://www.teclasap.com.br/blog/2009/09/17/menu-para-o-dia-de-acao-de-gracas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário