Planos de Aula
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Texto para reflexão:
ENSINO FUNDAMENTAL
ENSINO MÉDIO
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Como visitar um museu? Com tantas obras de arte, por onde começar? Não é fácil, pois as obras de arte são numerosas e geralmente não podemos vê-las de uma só vez, principalmente se o museu for grande. É aconselhável duas ou três visitas, durante o ano, com a mesma turma. Numa 1a visita explicar aos alunos o que é um museu, sua arquitetura, data de fundação e o que eles irão encontrar, ou seja, quadros, esculturas, ourivesaria, etc. Na 2a visita classificar alguns quadros, figuras humanas, paisagens e naturezas- mortas, óleos sobre tela, pastéis ou outros e os artistas. Numa 3a visita, já definidos os temas, quadros e artistas, os alunos visitarão o museu, sabendo o que irão ver, a natureza da obra, o artista, etc. Mas se tudo isto não for possível, pois o tempo é curto, nosso conselho é o seguinte:
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Texto para reflexão:
Helen E, Buckley
Era uma vez um menininho bastante pequeno que contrastava com a escola bastante grande. Quando o menininho descobriu que podia ir à sua sala caminhando pela porta da rua, ficou feliz. A escola não parecia tão grande quanto antes.
Uma manhã a professora disse:
- Hoje nós iremos fazer um desenho!
- Que bom! Pensou o menininho. Ele gostava de desenhar. Leões, tigres, galinhas, vacas, trens e barcos... Pegou sua caixa de lápis de cor e começou a desenhar.
A professora então disse:
- Esperem, ainda não é hora de começar! Ela esperou até que todos estivessem prontos e disse:
- Agora nós iremos desenhar flores.
O menininho começou a desenhar bonitas flores com seus lápis rosa, laranja e azul, quando escutou a professora dizer:
- Esperem! Vou mostrar como fazer! E a flor era vermelha com o caule verde. Assim, disse a professora. Agora vocês podem começar a desenhar.
O menininho olhou para a flor da professora, então olhou para a sua flor. Gostou mais da sua flor, mas não podia dizer isso... Virou o papel e desenhou uma flor igual a da professora. Era vermelha com o caule verde.
Num outro dia, quando o menininho estava em aula ao ar livre, a professora disse:
- Hoje nós iremos fazer alguma coisa com o barro.
Que bom! Pensou o menininho. Ele gostava de trabalhar com barro. Podia fazer com ele todos os tipos de coisas: elefantes, camundongos, carros e caminhões. Começou a juntar e amassar a sua bola de barro. Então a professora disse:
- Esperem! Não é hora de começar! Ela esperou até que todos estivessem prontos.
- Agora, disse a professora, nós iremos fazer um prato.
Que bom! Pensou o menininho. Ele gostava de fazer pratos de todas as formas e tamanhos. A professora disse:
- Esperem! Vou mostrar como se faz. Assim, agora vocês podem começar. E o prato era um prato fundo.
O menininho olhou para o prato da professora, olhou para o próprio prato e gostou mais do seu, mas ele não podia dizer isso. Amassou seu barro numa grande bola novamente e fez um prato fundo igual ao da professora.
E muito cedo o menininho aprendeu a esperar e a olhar e a fazer as coisas exatamente como a professora. E muito cedo ele não fazia mais coisas por si próprio.
Então, aconteceu que o menininho teve que mudar de escola. Esta escola era maior ainda que a primeira. Ele tinha que subir grandes escadas até a sua sala.
Um dia a professora disse:
- Hoje nós vamos fazer um desenho.
Que bom! Pensou o menininho e esperou que a professora dissesse o que fazer. Ela não disse. Apenas andava pela sala. Quando veio até o menininho perguntou:
- Você não quer desenhar?
- Sim, o que nós vamos fazer?
- Eu não sei até que você o faça
- Como eu posso fazê-lo?
- Da maneira que você gostar
- E de que cor?
- Se todo mundo fizer o mesmo desenho e usar as mesmas cores, como eu posso saber qual é o desenho de cada um?
- Eu não sei! Respondeu por fim o menininho e começou a desenhar uma flor vermelha com o caule verde.
(Revista Ensino Superior)