quinta-feira, 9 de junho de 2011

Indisciplina


Hoje eu estava pesquisando sobre o "limite" na educação e encontrei um blog muito interessante.

Nele um post que reproduzo na integra:

Vale visitar o site.




INDISCIPLINA: FALTA DE LIMITE OU PEDIDO DE ATENÇÃO?

Alguém já disse que para alcançar a mente de um aluno o professor deve alcançar seu coração, pois um aluno só pensa bem quando sente-se bem. Também já comentaram que um pouco de indisciplina, conversa paralela, alunos que dormem ou brigam na sala de aula serão encontrados sempre. Afinal, não é só um adulto que tem problemas, as crianças e os jovens também. A diferença é que, via de regra, o adulto sabe resolvê-los, canaliza sua raiva e frustração, diferente da criança e dos adolescentes que ainda estão formando seu caráter e suas convicções.


O que são Limites?

"Os limites são Fronteiras a serem transpostas, seja em direção a maturidade, seja à excelência, a maioria das crianças de hoje na verdade é sufocada por tantos limites: são convidadas a permanecer em seu "mundo" infantil ou adolescente, são desestimuladas a valorizar e procurar a excelência e o auto-respeito. Todavia, se os endendermos como fronteiras que não devem ser transpostas,é em geral correto afirmar que lhes faltam limites. na verdade, são as duas faces de uma mesma moeda: frequentemente, é a mesma pessoa que não transpõe os limites a serem superados e que atravessa aqueles a serem superados.
Portanto é uma fronteira que não deve ser transposta, a demarcação de um domínio que não deve ser invadido"(Taille, 2001 pag.51)

Clique aqui e saiba mais


Fonte: http://limitesnaeinfantil.zip.net/


Nenhum comentário:

Postar um comentário