quinta-feira, 22 de julho de 2010

Criatividade


Quando temos que criar algo novo sempre entramos no buraco negro da mente, ou ainda: dá aquele branco!!!! Seja por uma nota musical, uma pincelada, um traço ou a primeira palavra, ou ainda o primeiro movimento de uma coreografia. Para quem já ouviu sobre o pensamento sistêmico, o texto abaixo vem reforçar em outras palavras este conceito. Se ainda não ouviu, comece com o pequeno texto abaixo, em breve postarei mais sobre o pensamento sistêmico.

PARA CRIAR, É PRECISO PENSAR DE LADO

Pelas minhas pesquisas, o autor mais antigo que usou essa afirmação é Paul Souriau (1852 – 1926), em seu livro “Thèorie de L’Invention”, de 1881, na forma “pour inventer, if faut penser à cote”. Mais tarde, Einstein também expressa a mesma idéia espraiada por sua obra, principalmente em “Como Vejo o Mundo”. Mas, o que é “pensar de lado”?

Para entender o sentido da expressão, vamos classificar o pensamento um “pensamento vertical” e “pensamento lateral.” O primeiro indica a operação mental que é seqüencial, isto é, a etapa seguinte é conseqüência lógica da etapa anterior. É também chamado de pensamento linear ou “por uma via só”. Quando uma pessoa não usa o pensamento vertical, geralmente se diz que a conclusão “não é lógica”.

Pensar de lado é fugir ao pensamento linear, seqüencial, em que o conseqüente depende, de maneira lógica, do antecedente. É pensar com todas as vertentes de uma situação, de um objeto etc. Nós treinamos o pensamento lateral, procurando decompor uma situação, uma coisa em muitas relações, como, por exemplo, atributos, qualidades, características,funções etc. e, em seguida, procurando outras relações de situações, outras coisas que se unam, que tenham afinidade por traços semelhantes. A isso se chama de semelhanças nas relações, que é o núcleo da analogia.

Professor Luiz Machado, Ph.D., Cientista Fundador da Cidade do Cérebro, Mentor da Emotologia
Fonte: Cidade do Cérebro

Nenhum comentário:

Postar um comentário