quinta-feira, 15 de julho de 2010

Interdisciplinaridade

Vejo na interdisciplinaridade o caminho para a valorização da Arte na escola.
Não devemos esquecer: contextualizar, apreciar e produzir

Mais um texto interessante disponibilizado pelo eaprender:

Interdisciplinar
* Solange Vitória Alves

A tarefa educacional realiza-se mediante seleção, organização, análise crítica, construção de conhecimento, crenças, valores, habilidades e competências, que são conseqüências de um processo sociohistórico.

O currículo dentro desse contexto deve atender a todas as necessidades do sujeito. A partir das reivindicações progressistas, a luta pela democratização da escola promoveu um movimento pedagógico a favor da globalização e da interdisciplinaridade.

É importante relacionar as conseqüências da globalização às propostas pedagógicas, pois estas atendem a um discurso de interdependência das esferas econômica e educacional. De acordo com modelos econômicos, conceitos como globalização, interdisciplinaridade, temas transversais, projetos de trabalho e contextualização são reduzidos a estratégias metodológicas por não serem identificados segundo princípios e finalidades de formação do indivíduo.

Ao se referir à abordagem interdisciplinar, deve-se ter em mente que esta se relaciona a um contexto e a um currículo. No campo semântico, alguns grupos têm dificuldades e ainda não chegaram a um consenso sobre “
o que é ou como se desenvolve” uma prática interdisciplinar, a qual engloba os saberes de um conjunto de disciplinas de acordo com um mesmo eixo de investigação ou exposição.

No Brasil, os temas transversais são um grande referencial de abordagem interdisciplinar, uma vez que se delega uma responsabilidade para o corpo docente. Essa responsabilidade engloba uma tríade muito importante para o fazer interdisciplinar: necessidade, intenção e cooperação.
  • A necessidade é gerada pelo contexto da escola e da comunidade e torna-se um tema transversal quando envolve múltiplos aspectos e diferentes dimensões da vida social. Essas questões sociais são norteadas pela construção da cidadania e da democracia e devem gerar movimentos de conscientização, discussão e reflexão.

  • A intenção do fazer interdisciplinar é gerada com base no projeto da escola, nas projeções e no planejamento de atividades que possibilitem a construção do conhecimento. Mesmo em um currículo organizado por disciplinas, a intenção é manifestada na atitude de rever, criar, refazer e dar condições. A intenção é de responsabilidade do corpo docente, pois esta tem característica formadora e científica.

  • A cooperação a partir da intenção, uma vez que confronta posicionamentos, interroga a realidade, veicula concepção de valores e, principalmente, transpassa os diferentes campos de conhecimento, por ser viabilizada no campo do saber de cada disciplina.

O grande empecilho quanto à prática do fazer interdisciplinar é executar um projeto de trabalho num currículo organizado por disciplinas. Na realidade, propõe-se um saber holístico de acordo com o saber fragmentado. Deve-se considerar que cada disciplina tem sua natureza, suas metodologias e seus saberes específicos.

Os projetos de trabalho são a mola mestra do fazer interdisciplinar e apresentam-se em uma forma de organizar os conhecimentos escolares segundo um eixo comum delimitado pela proposta pedagógica, tema transversal ou situação-problema da instituição.

A função do projeto de trabalho consiste em compreender fatos ou informação de acordo com situações e relacioná-los aos saberes de cada disciplina, que poderá de forma rígida articular os saberes às situações-problemas.
Contudo, segundo Fazenda, 2001”Num projeto interdisciplinar, não se ensina, nem se aprende: vive-se, exerce-se”. A interdisciplinaridade tem em sua natureza a motivação e a necessidade, caracterizadas pela atitude e ousadia de promover transformação, seja de informação, de comportamento seja de ideologia.

* Solange Vitória Alves – mestre em Educação, professora de Didática, pesquisadora da área de Inteligências Múltiplas
E-mail:
solvit@fe.unb.br

Referências Bibliográficas:

Fazenda, I. (Org.) (2001). Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez.

Hernándes, F. & Montserrat V. (1998). A organização do currículo por projetos de trabalho. (J. H., Rodrigues,Trad.). Porto Alegre: Artes Médicas. (Trabalho original publicado em 1996).

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